Em abril, ciência e diversão transformam o Shopping Praia da Costa em um verdadeiro laboratório 🔬✨
Prepare-se para uma experiência incrível com o “Xperience – Ciência e Diversão”! 🔬⚡
Você poderá explorar o fascinante mundo da ciência com 18 ESTAÇÕES DE EXPERIMENTOS INTERATIVOS num evento gratuito e inédito no Espirito Santo!
🎟️Evento gratuito! Garanta seu ingresso* retirando o cupom no aplicativo Shopping Praia da Costa > área Cupons.
*Obrigatório apresentar 01 cupom para cada pessoa (adultos e crianças)
**Os ingressos são disponibilizados no App todos os dias às 07h da manhã
*** Aberto ao agendamento de escolas através do e-mail marketingspc@soulmalls.com.br
O que você vai encontrar?
1🔹 Criando Tornados e Furacões 🌪
Esse experimento mostra como acontece o fenômeno dos redemoinhos no mar. Esses redemoinhos quando formados podem virar tornados ou furacões.
2🔹 Cinema (Praxinoscópio)
O cinema que você conhece começou com esse experimento. Composto por uma cuba cilíndrica com uma sequência de doze imagens que são refletidas por tiras de espelho, ao ser impulsionado, cria-se uma ilusão de movimento contínuo das imagens.
3🔹 Sopro Que Aprisiona 💨
Um jato de ar sustenta uma bola flutuando acima dele. Quando inclinar o jato de ar, a bola acompanha o seu movimento, como se estivesse presa a ele.
4🔹 Órbitas e Planetas 🌍
Dentro de um sistema solar, os planetas, asteroides, cometas e outros objetos de menor tamanho percorrem órbitas elípticas ao redor do Sol, enquanto que as luas e outros satélites fazem o próprio ao redor dos planetas. Seja qual for a órbita seguida pelo objeto, o corpo ao redor de que descreve sua trajetória se encontra situado no foco da cónica descrita, de modo que sempre podem definir-se dois pontos singulares, como o de maior afastamento e o de maior aproximação.
5🔹 Arrepiando os Cabelos (Gerador de Van de Graaff)
Um gerador de Van de Graaff é uma máquina eletrostática que foi inventada pelo engenheiro americano Robert Jemison Van de Graaff em 1929. O gerador de Van de Graaf é uma máquina eletrostática que produz tensões muito elevadas necessárias em aceleradores de partículas. Ao gerar tensões elétricas muito altas, cria-se o efeito de arrepiar o cabelo de quem toca na esfera metálica.
6🔹 Energia Muscular (Bicicleta Geradora)
No mundo onde vivemos conectados, a energia de todas as formas talvez seja uma maneira de carregar seu smartphone usando a energia que você mesmo produz. A bicicleta possui um dínamo atrelado ao movimento de sua roda; ao pedalar, a energia produzida pelos movimentos acionam o dínamo. Dessa forma gera-se energia suficiente para tocar um rádio de carro, um ventilador ou carregar o celular. Que tal ter na sua bicicleta?
7🔹 Teste Sua Habilidade (Basquete)
A dificuldade do jogo se deve a composição de movimentos. Ao lançar a bola em cima da cadeira o lançamento não está sincronizado com o movimento do aparelho e depois de algumas tentativas você conseguirá o equilíbrio e acertará a cesta.
8🔹 Banco de Pregos (Relaxe e Aproveite)
Ao sentar no banco de pregos o visitante não terá sua pele perfurada. Por que? Porque o seu peso está distribuído de forma igual em todos os pregos, o que reduz a pressão.
9🔹 Looping
A velocidade se transforma em energia potencial de uma esfera no alto de um trilho para energia cinética. Isso quer dizer que a esfera consegue três voltas em pistas circulares antes de escapar desse sistema.
10🔹 Comunicação Sem Fio
Alinhadas, as conchas parabólicas captam e refletem as ondas sonoras emitidas. Emitindo um som, mesmo baixo no foco de uma delas, conseguimos ouvir perfeitamente o foco da outra.
11🔹 Vamos Girar
O experimento trata-se dos movimentos de translação e rotação. Na translação todos os corpos sofrem um descolamento linear. Na rotação as partes fazem o movimento circular sobre seu eixo. É o movimento que a Terra faz no espaço.
12🔹 Painel de Pinos
Use sua criatividade para criar diversas formas em 3D. Basta empurrar os pinos de um lado do painel. Os pinos são móveis e se adaptam à forma criada.
13🔹 Fábrica de Raios ⚡
Inventada pelo engenheiro britânico James Wimshurst entre 1880 e 1883. A Máquina de Wimshurst é um gerador eletrostático de alta voltagem e tornou-se famosa em laboratórios de física do mundo todo, onde é utilizada até os dias de hoje para demonstrações sobre os efeitos da eletricidade estática. Girando os discos, produzimos altas voltagens, que se descarregam entre as esferas de metal em faíscas de alguns centímetros de comprimento.
14🔹 Poço Infinito
Ao colocarmos dois espelhos paralelos com as faces refletidas uma de frente a outra, conseguiremos um número infinito de imagens. Entre e se veja infinitamente!
15🔹 Teste de Nervos (Sirene)
Ligue o interruptor. Tente passar a argola sem encostar no trilho. Este é um jogo para testar sua coordenação motora. Trata-se de um circuito simples que se fecha ao encostar a argola no trilho soando um alarme e acendendo uma lâmpada.
16🔹 Espelho e Ilusão (Côncavo)
Espelho côncavo é o espelho onde a imagem fica menor, como por exemplo, o espelho usado pelo dentista para observar os dentes. O espelho côncavo tem o reflexo localizado na parte interna criando uma calota esférica.
17🔹 Espelho e Ilusão (Convexo)
Espelho convexo é caracterizado como sendo um espelho esférico e o reflexo produzido aumenta a imagem, dando a impressão de ser algo maior do que a imagem original.
18🔹 Caleidoscópio Giratório
Um caleidoscópio muito diferente. Através do acionamento de uma manivela ele gira formando uma infinidade de imagens simétricas.
📍 Onde? Praça de Eventos do L1
📅 Quando? De 01 a 30 de abril
⏰ Horário: 10h às 22h (segunda a sábado) | 11h às 21h (domingos e feriados)
⏳ Sessões: A cada 30 minutos
👩🔬Capacidade: 35 pessoas por sessão
🎟️Evento gratuito! Garanta seu ingresso* retirando o cupom no aplicativo Shopping Praia da Costa > área Cupons.
*Obrigatório apresentar 01 cupom para cada pessoa (adultos e crianças)
**Os ingressos são disponibilizados no App todos os dias às 07h da manhã
*** Aberto ao agendamento de escolas através do e-mail marketingspc@soulmalls.com.br
Venha viver essa experiência cientificamente divertida com a gente! 🤩🔬